Preah Vihear Temple
Às 6:00 da manhã, nosso motorista o encontrará no saguão de sua acomodação e o levará a visitar o Templo Peah Vihear. É um templo Khmer situado no topo de um penhasco de 525 metros nas Montanhas Dangrek, na província de Preah Vihear, no norte do Camboja e na fronteira do distrito de Kantharalak, na província de Sisaket, no leste da Tailândia. Em 1962, após uma longa disputa entre a Tailândia e o Camboja sobre a propriedade, a maioria do Tribunal Internacional de Justiça em Haia concedeu o templo ao Camboja.
Com uma vista de muitos quilômetros através de uma planície, Prasat Preah Vihear tem o cenário mais espetacular de todos os templos construídos durante o Império Khmer, que dura seis séculos. Como um edifício chave da vida espiritual do império, foi apoiado e modificado por sucessivos reis e, portanto, possui elementos de vários estilos arquitetônicos. Preah Vihear é incomum entre os templos Khmer ao ser construído ao longo de um longo eixo norte-sul, em vez de ter o plano retangular convencional com orientação para o leste. O templo dá nome à província de Preah Vihear, no Camboja, onde está agora localizada, bem como ao Parque Nacional Khao Phra Wihan, que faz fronteira com a província de Sisaket, na Tailândia, e por meio do qual o templo é mais facilmente acessível.
O Grupo Koh Ker, localizado na província de Preah Vihear, foi brevemente a capital do império Khmer entre 928 e 944 sob o rei Jayavarman IV e seu filho Hasavaraman II. Depois que o império Khmer foi estabelecido na área de Angkor (Roluos), Jayavarman IV mudou a capital em 928, quase 100 km a nordeste de Koh Ker. Aqui, um grande número de templos foi construído sob seu reinado até que seu sucessor retornou à região de Angkor, cerca de vinte anos depois.
O local de Koh Ker é dominado por Prasat Thom, uma montanha de templo de 30 metros de altura que se eleva acima da planície e da floresta circundante. Excelentes vistas aguardam o visitante no final de uma subida aventureira. Garuda, esculpido nos blocos de pedra, ainda guarda o topo, embora agora estejam parcialmente cobertos.
Em todo o local de Koh Ker, existem muitos santuários de prasat ou torre. Um casal ainda apresenta um linga enorme em um yoni que oferece espaço para várias pessoas. A saída para a água que foi santificada ao passar sobre o Linga pode ser vista na parede externa de um deles. Em outros casos, três prasat estão próximos um do outro, dedicados a Brahma, Shiva e Vishnu. A maioria deles é cercada por bibliotecas e recintos, muitos também tinham fossos. Naquela época, os telhados ainda eram feitos de madeira. Hoje, apenas os furos para as vigas permanecem nas estruturas de pedra.
8 hours
•
Admission Ticket Not Included